Mensagem à comunidade Académica da ULCV

Caríssimos Estudantes da Universidade Lusófona de Cabo Verde

Caros professores

Caros Colaboradores

 

No Início do ano letivo, cujas aulas iniciam no dia 4 de outubro, próximo, na qualidade Reitor desta nossa/vossa Universidade, gostaria de dirigir esta mensagem para toda a comunidade académica e aos estudantes, em particular, que escolheram a nossa instituição como Casa do Saber.

A Universidade Lusófona de Cabo Verde é uma sucursal de uma Grande família, a COFAC, uma instituição consolidada com universidades e institutos de Ensino Superior em vários Países do mundo.

A Universidade Lusófona de Cabo Verde, fundada e instalada em 2007, na Cidade do Mindelo, conseguiu, tão cedo e num curto espaço de tempo, conquistar uma grande reputação social e uma notoriedade bem elevada em Cabo Verde, graças ao seu rigor científico e académico que detinha, e que ainda detém, aliada à qualidade dos cursos oferecidos, ministrados por professores de referência no mercado nacional.

Estamos no Mindelo e na Praia, com instalações que dignificam os nossos serviços. Temos estado, ao longo desses anos, a apostar numa oferta formativa alinhada com os objetivos do desenvolvimento de Cabo Verde. Tal estratégia tem permitido que os nossos estudantes, ao terminarem a sua formação, encontrem colocação no mercado de trabalho na sua área de formação, uma constatação que a Universidade Lusófona e os próprios estudantes vêm registando ao longo desses anos.

Temos Gestores colocados em empresas importantes, nos diversos concelhos do País; Jornalistas com um grande sentido de profissionalismo, colocados nas diversas Delegações de rádios e TVs, quer público, quer privado; Notários e Conservadores nos vários municípios do País; Juízes e Procuradores em várias Comarcas de Cabo Verde; destacados atores culturais um pouco por todo lado, entre outros eminentes e destacados profissionais, todos, produtos desta Casa do Saber.

A Universidade Lusófona de Cabo Verde está, neste momento, num processo de reafirmação no mercado, com implementação de uma estratégia visando a consolidação dos ganhos, por um lado e o reforço do seu posicionamento, por outro, sempre, tendo em vista o futuro da instituição e as estratégias de desenvolvimento do País.

Para sermos aquilo que preconizamos é fundamental contar com todos aqueles que escolheram a universidade como sua casa. Os nossos estudantes e os nossos professores são parte dessa estratégia. Queremos o engajamento de todos e queremos que todos se sintam como parte da Instituição.

A fidelização de um corpo docente nos próximos anos e a oferta e diversificação de cursos alinhados com as necessidades do mercado e do futuro de Cabo Verde farão parte da nossa gestão, enquanto Reitor.

Da parte da Reitoria, os estudantes, os professores e toda a comunidade académica, podem contar com a nossa entrega e o nosso apoio. Estamos e estaremos presentes para juntos, trabalharmos para uma Instituição que, como dissemos e voltamos a reafirmar, queremos que seja uma referência para Cabo Verde.

Para terminar, apelamos, mais uma vez, a todos para essa grande jornada que ora se inicia de modo a que o início e o desenrolar do ano letivo venha a ser coroado de êxitos e com ótimos resultados para os estudantes e para a instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um Bom ano letivo a todos,

O Reitor Professor Doutor Carlos Alberto Delgado.

reitor.png
logo Lusofona.png